Objectivos projecto Selo de Mar

Estudar e recuperar técnicas de conservação de pescado e inovar a partir das mesmas, com o conhecimento científico e meios actuais.
Promover as espécies consideradas “menores”, utilizando preferencialmente as que não são valorizadas pelo consumidor.
Realizar e promover a utilização integral do pescado.

Este projeto, a que chamamos SELO DE MAR, pretende estudar e recuperar técnicas de conservação de pescado e inovar a partir das mesmas. A sazonalidade das matérias-primas, a riqueza de alguns recursos em curtos períodos do ano, em contraste com outros com maiores limitações, depressa convidaram os portugueses ao desenvolvimento das técnicas de conservação e Portugal tem grandes tradições nesse domínio, utilizando principalmente os dois recursos mais abundantes, sal e sol.

Promovemos as espécies consideradas “menores”, utilizando preferencialmente as que não são valorizadas pelo consumidor e procuramos a utilização integral do pescado.

É também importante divulgar de onde vem o peixe que consumimos, consumir espécies de acordo com a época, sendo fundamental saber utilizar o peixe, conhecer as espécies e os métodos de conservação para obter os melhores resultados.

Tudo se aproveita no peixe, à semelhança da tradição de aproveitamento do porco. Na cabeça de peixes de maior dimensão curamos a garganta e servimos com guisado de batatas e ervilhas. Da cabeça fazemos terrine de cabeça prensada, aproveitando a quase totalidade do pescado.

Estudamos a cozinha atlântica que se define pela utilização de produtos naturais, principalmente pescado, que transformamos em torno de ingredientes saudáveis, utilizados pelos povos mediterrâneos e atlânticos há mais de cinco mil anos. Povos que ao longo dos tempos desenvolveram a arte da preservação dos alimentos. 

 

Selo de Mar's identity is composed of an illustration by graphic artist Manuel Lapa, who expertly modelled graphic sculptures in light and shadow, shaping a good part of our contemporary visual history. 
The illustration was designed for the cover of the book "A Amazónia no fabulário e na arte" by Gastão de Bettencourt, published in 1946 by Pro Domo.
We would like to thank the family for authorising us to use this work for the identity of the Selo de Mar, which we can see ourselves in and which illustrates the spirit of this project so well. Thank you.

Manuel Lapa (Lisbon, 20.09.1914 - 11.12.1979) was one of the most important illustrators and graphic artists of the second generation of Portuguese Modernism.
He graduated from the Lisbon School of Fine Arts and taught at the same institution.
In 1940 he was art director of the Portuguese World Exhibition. He directed and/or collaborated with magazines such as Panorama, Diana and Atlântico.
He took part in several exhibitions and was part of the team of artist-decorators at the Museum of Popular Art.
In 1947 he was awarded the Domingos Sequeira Prize.
He was one of the founding members of IADE/Institute of Art, Decoration and Design in Lisbon.

en_GB